Sinjutra

Sinjutra prestigia lançamento de livro sobre mobilização contra a PEC 32/2020, da diretora do Sindijus-PR, Arlete Rogoginski

Há 2 dias


Ouvir texto

Parar

Os coordenadores do Sinjutra, Miguel Szollosi e Edson Firmino, participaram do lançamento do livro “A resistência dos servidores públicos brasileiros diante do neoliberalismo”, de Arlete Rogoginski, e dos debates em torno dos prejuízos da reforma administrativa e de como os servidores e servidoras em todo o país têm se mobilizado para barrá-la. O evento foi realizado nesta terça-feira (19), na sede do Sindijus-PR (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná), em Curitiba.

O livro é resultado de um estudo de caso da campanha de comunicação digital “Movimento a Serviço do Brasil” contra a PEC 32/2020. Para a autora, que é dirigente do Sindijus-PR, “em tempos de transformação digital, os trabalhadores têm se apropriado cada vez mais das ferramentas digitais para se organizar, resistir e reivindicar direitos, abrindo novos horizontes para o ativismo político e social”, conforme trecho da obra.

 "O Movimento a Serviço do Brasil foi um marco nessa resistência contra a PEC 32/2020, e o trabalho [da Arlete] é um registro necessário, que traz força e inspiração para seguirmos adiante”, destaca a coordenadora do Sisejufe-RJ e ex-coordenadora da Fenajufe Lucena Pacheco Martins, em comentário feito à obra. 

Miguel Szollosi, coordenador-geral do Sinjutra, que participou dos debates no lançamento do livro, aponta para a necessidade de alerta e de enfrentamento, uma vez que a reforma administrativa tramita no Congresso Nacional.

“O projeto [PEC 32/2020] perpetra o maior desmonte do serviço público já visto até agora, e já está habilitada para entrar em pauta na Câmara dos Deputados. O Sinjutra alerta todos os servidores sobre o iminente perigo que se avizinha e conclama a categoria a lutar”, ressalta.